Jon Bon Jovi...


Jon Bon Jovi, nome artístico de John Francis Bongiovi. (nascido em Perth Amboy, dia 2 de março de 1962)

 HISTÓRIA


Jon desde criança sonhava em ser um astro de rock, ele esteve nas bandas “Atlantic City Expressway”, “Raze” e “The Wild Ones”, com o colega David Bryan, antes de montar a Bon Jovi. Jon também trabalhou no Power Station Studios, um estúdio musical o qual seu chefe era Tony Bongiovi, primo de Jon, que tem em seu currículo a produção de “Pet Sematary” o maior hit dos Ramones.


A banda surgiu em 1984, os integrantes são Richie Sambora na guitarra, David Bryan Rashbaum nos teclados, Tico Torres na bateria e Alec John Such no baixo.


A banda manteve esta formação até 1994, ano em que o baxista Alec J. Such deixou o Bon Jovi, em seu lugar assumiu Hugh McDonald. McDonald era um velho conhecido dos membros da banda, tendo inclusive tocado o baixo no hit ‘Runaway’, a primeira música de sucesso do Bon Jovi, em meados de 1984, quando passaram a excursionar com Kiss, ZZ Top e Scorpions, como banda de abertura, divulgando seu primeiro álbum auto-intitulado Bon Jovi (o nome original era “Tough Talk”).

As vendas do primeiro álbum foram modestas, mas animaram os executivos da gravadora para lançarem o segundo álbum. Na época, alguns membros da banda passavam por momentos emocionalmente difíceis; Alec e Tico acabaram o namoro com suas namoradas, enquanto Jon ainda não havia reencontrado sua namorada do colégio (hoje esposa) Dorothea Hurley. Sendo este o possível motivo para que as composições de 7800° Fahrenheit, segundo álbum de estúdio da banda lançado em 1985, tenham um tom mais melancólico. Este álbum foi lançado com um certo apoio da mídia, mas vendeu bem menos do que o esperado, colocando a banda em uma situação difícil. Pressionados pela gravadora, a banda começou a escrever músicas com o consagrado compositor Desmond Child, o que gerou clássicos como “Livin’ On A Prayer” e “You Give Love A Bad Name”. O terceiro álbum, Slippery When Wet, foi gravado em Vancouver, Canadá, com o renomado produtor Bruce Faibairn. O lançamento deste álbum em 1986, projetou a banda para uma carreira mundial. As vendas atingiram a casa dos 18 milhões, transformando Jon, Richie, David, Tico e Alec em super astros. Curiosamente, sabe-se que na época, Jon não queria incluir “Livin’ On A Prayer” (que se tornaria um dos maiores sucessos da banda em todos os tempos, tendo inclusive seu clipe retirado da programação da MTV americana, pois permaneceu tempo demais no Top 10!) no álbum, e que o mesmo só recebeu a canção graças ao esforço de Richie em convencer o vocalista sobre o potencial da música. Apesar disso, muitos fãs lamentam até hoje o fato da música demo “Edge Of A Broken Heart” não ter entrado no álbum. Atualmente, o próprio Jon demonstrou concordar com tal opinião, reconhecendo que a música poderia ter sido um tremendo sucesso. Após exaustivas turnês pelo mundo, a banda volta ao estúdio para gravar o álbum seguinte New Jersey (chamado originalmente de “Sons Of Beaches” e planejado como um álbum duplo). New Jersey também foi um estrondoso sucesso, vendendo praticamente tanto quanto Slipper e rendendo mais turnês, que contaram com participações esporádicas de astros como Elton John, Lita Ford, Eric Burden (The Animals), Jimmy Page (Led Zeppelin), Bruce Dickinson (Iron Maiden), Dee Snider (Twisted Sister), Joe Elliot (Def Leppard), Cinderella, Kid Bengala, Scorpions, etc…

 VIDA PESSOAL
Durante a turnê New Jersey em 1989, Jon secretamente feez uma viagem para Las Vegas, onde se casou com Dorothean Rose Hurley(namorada dos tempos de escola), em 29 de Abril de 1989 na Graceland Wedding Chapel em Las Vegas. Dorothea é instrutora de Karate. Juntos eles tem quatro filhos: Stephanie Rose, Jesse James Louis, Jacob Hurley e Romeo Jon.


Jon e sua família reside em Manhattan e em Middletown, Nova Jersey. As razões de sua residência Middletown inclui um edifício Jon tem convertido em um pub de estilo inglês. Ele denominou-o “sapato Inn ‘, afirmando que ele tem pendurada uma ferradura em como ele sente que tem sido abençoado, e se considera” um dos homens mais sortudo do mundo “.

Em 2004, tornou-se fundador e proprietário primário do Philadelphia Soul da Arena Football League com o companheiro de banda Richie Sambora.
Em 2001, ele recebeu um diploma honorário na cerimônia de formatura Monmouth University no qual ele também fez o discurso de abertura. Em 2001, Jon também abordou a união de Oxford, na Inglaterra.

INSTRUMENTOS QUE TOCA:
• Gaita

• Guitarra

• Piano