Em 1980, Jon Bon Jovi começou a trabalhar nos Power Station Studios, um estúdio de gravação situado em Manhattan, da qual o seu primo, Tony Bongiovi, era co-proprietário. Com acesso ao que necessitava, Jon Bon Jovi fez várias demos, as quais enviou para várias rádios, mas sem causar impacto.
Em 1982, o DJ Chip Hobart da rádio WAPP 103.5FM "The Apple", ouviu os demos de Jon e adorou “Runaway”, decidindo juntar este tema ao álbum de compilação da estação de talento homegrown local.
Os músicos de estúdio que ajudaram a gravar Runaway foram o guitarrista Tim Pierce, o teclista Roy Bittan, o baterista Frankie LaRocka, o baixista Hugh McDonald e os cantores adicionais David Grahmme e Mick Seeley.
A música começou a ser ouvida por Nova Iorque e Jon assinou contrato com a Mercury Records, a qual fazia parte da empresa PolyGram.
O nome para o grupo surgiu como uma sugestão por parte do staff da PolyGram.
Em Março de 1983, Jon Bon Jovi chamou David Bryan para fazer parte da banda, e este por sua vez chamou o baixista Alec John Such e um baterista experiente: Tico Torres. O guitarrista era Dave Sabo (The Snake), que acabou sendo substituído por Richie Sambora.
A banda gravou o álbum, que ganharia o nome da banda, “Bon Jovi” (embora o título original fosse "Tough Talk") nos Power Station Studios, tendo sido produzido por Tony Bongiovi e Lance Quinn. A maioria das canções foram escritas por Jon Bon Jovi, David Bryan e Richie Sambora. "Burning For Love" e "Come Back" foram as primeiras canções escritas para o álbum, que produziu igualmente 3 singles: "Runaway", "She Don't Know Me" e "Burning For Love" (este último apenas no Japão).
O álbum foi lançado a 21 de Janeiro de 1984, dando início a uma carreira de sucesso que continua a dar o que falar!
Lista de Músicas:
1. Runaway
2. Roulette
3. She Don't Know Me
4. Shot Through The Heart
5. Love Lies
6. Breakout
7. Burning for Love
8. Come Back
9. Get Ready
Fonte: I Believe - Bon Jovi Portugal